Conectividade rural: o caminho está na expansão do 4G

Receba novos conteúdos no seu e-mail.

Segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, somente 41% das propriedades rurais no Brasil têm acesso à internet. 63% dos entrevistados pelo estudo indicaram que sua conexão é realizada via celular e 21% apontaram não acessar a rede por causa da indisponibilidade. Diversos projetos do Ministério da Agricultura em conjunto com Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)  visam mudar este cenário e expandir rapidamente as áreas de cobertura do 4G no meio rural, que hoje está disponível em 4.485 dos 5.570 municípios brasileiros, de acordo com estudo da Telebrasil no último ano.

Em novembro de 2019, Luiz França, diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, afirmou em reunião com parlamentares que o País, quando atingir 90% de cobertura do 4G em áreas rurais, terá um ganho de 10% no PIB do agronegócio brasileiro, segundo projeções do ministério. 

A conexão é a peça-chave para o avanço do setor no País, sendo essencial para a aplicação de diversas novas tecnologias no campo como controles de drones por satélite, aplicativos de meteorologia, automatização de maquinários, etc., além de facilitar o dia-a-dia de pequenos, médios e grandes produtores. Atenta a esse cenário, a Aquário, empresa especializada no mercado de telecomunicações, tem aprimorado cada vez mais a tecnologia dos seus produtos com o objetivo de garantir que o sinal de internet e rede chegue a todos os cantos do país. 

Soluções da Aquário para conectar a zona rural

Pensando em atender às necessidades do produtor rural, a Aquário oferece soluções de tecnologia práticas e eficientes como o Modem 4G Wi-Fi Aquário, um aparelho que recebe o sinal de internet 4G e 3G e transmite via wi-fi de longo alcance para aparelhos como notebooks, smart tv, tablets, entre outros, ideal para localidades que já captam os sinais 4G ou 3G, sem a necessidade de internet cabeada.

Para os locais mais afastados, podem ser aplicadas as soluções complementares que potencializam o sinal de celular na localidade, mesmo que muito fraco, como Antenas de Celular, Amplificadores e  Repetidores de sinal, além dos tradicionais e já reconhecidos Celulares rurais.
Conectividade rural na prática: a história do Sr. Natanael

Conheça o Sr. Natanael, um empresário do setor de bebidas destiladas que precisava melhorar o sinal de celular na empresa que fica em uma área rural de Jandaia do Sul-PR. Veja como o Amplificador e Repetidor de Sinal da Aquário resolveu esse problema e conectou a Cachaçaria Companheira.

Marcos Foloni

Marcos Foloni

Comunicação Aquário

Artigos recentes

Respeito e admiração são as palavras que resumem o Dia Internacional da Mulher na Aquário. Desde sua inauguração em 1977, aqui trabalharam e trabalharam mulheres inspiradoras. Confira a opinião de algumas líderes da companhia.
13 de março de 2020
Graças a uma parceria com o Sebrae PR, a Aquário levou internet aos participantes do stand com o Modem 4G Wi-Fi Aquário, um prático aparelho que recebe o sinal de internet 4G transmite via wi-fi de longo alcance.
13 de fevereiro de 2020
Segundo dados do IBGE de 2017, somente 41% das propriedades rurais no Brasil têm acesso à internet. 63% dos entrevistados pelo estudo indicaram que sua conexão é realizada via celular. Conheça o potencial da conectividade no campo.
12 de fevereiro de 2020

Este site usa cookies para oferecer uma experiência de navegação personalizada.

Antena Digital Interna HDTV DTV-150

Baixe seu e-book