Canal Direcional e Unidirecional: saiba a diferença entre as antenas

Receba novos conteúdos no seu e-mail.

Quando o assunto é transmissão de sinais por antenas, seja Wi-Fi ou TV, muitas pessoas ficam em dúvida sobre os tipos de antena disponíveis, e como funciona o canal direcional e unidirecional.

As antenas são dispositivos que convertem corrente elétrica em ondas eletromagnéticas, ou vice-versa. Elas podem ser classificadas em três tipos principais: direcionais, unidirecionais e omnidirecionais.

O que muita gente não sabe é que entender os tipos de antena e escolher o mais adequado para cada contexto faz toda a diferença na cobertura e potência dos sinais.

Pensando nisso, criamos esse conteúdo apresentando um guia completo para compreender o que é canal direcional e unidirecional, bem como o omnidirecional. 

Além disso, você também vai conferir em qual tipo de antena apostar, de acordo com as características de cada uma delas. 

Confira os tópicos desse artigo:

  • Canal Direcional e Unidirecional: o que são?
  • Qual é a diferença entre antenas direcionais, unidirecionais e omnidirecionais?
  • Antena Direcional
  • Quando usar a antena direcional?
  • Antena Unidirecional
  • Quando usar a antena unidirecional?
  • Antena Omnidirecional
  • Quando usar a antena omnidirecional?
  • Conclusão

Canal Direcional e Unidirecional: o que são?

Em linhas gerais, canal direcional e unidirecional são dois tipos de canais de comunicação que diferem na forma como o sinal é transmitido.

O canal direcional é quando o sinal é transmitido em uma direção específica. Isso significa que o transmissor e o receptor devem estar alinhados para que a comunicação seja possível. 

Por sua vez, o canal unidirecional, como seu nome sugere, transmite o sinal apenas em uma direção. Ou seja, o transmissor pode enviar dados para o receptor, enquanto o receptor não pode enviar dados de volta. 

Qual é a diferença entre antenas direcionais, unidirecionais e omnidirecionais?

Para entender melhor as diferenças entre as antenas direcionais, unidirecionais e também as omnidirecionais, precisamos compreender melhor cada uma delas. 

Confira as informações a seguir, bem como a explicação detalhada de quando apostar em uma ou outra.

Antena Direcional

As antenas direcionais são as que concentram o sinal em uma direção específica, geralmente em um formato de cone, ou feixe. 

Devido a essa característica, esse tipo de antena geralmente tem um sinal rápido e potente, o que se traduz em internet estável e de excelente qualidade. 

No entanto, a limitação das antenas direcionais é sua cobertura inferior. 

Por esse motivo, são mais indicadas para ambientes menores, principalmente em contextos em que uma conexão rápida e estável são necessárias. 

Leia mais: Como captar sinal de internet? 6 possibilidades para melhorar a sua conectividade

Quando usar a antena direcional?

Como mencionado anteriormente, essa antena tem sua capacidade de cobertura reduzida, pelo fato de não emitir sinais 360º

Por esse motivo, sua instalação é mais indicada para espaços menores, e também sem a presença de muitos obstáculos, como móveis e paredes. 

Por isso, vale apostar nesse tipo de sinal em pequenos escritórios, quartos e salas, mas que ainda assim demandam sinais potentes e estáveis.

Veja alguns exemplos práticos de aplicações que utilizam essa antena: 

  • Antenas parabólicas;
  • Radares;
  • Roteadores Wi-Fi.

Antena Unidirecional

O termo unidirecional descreve um processo que ocorre em apenas uma direção, ou seja, em que não existe a possibilidade de retorno ou resposta. 

As antenas unidirecionais se encaixam nessa lógica, sendo usadas, principalmente, para aplicações de longo alcance, como transmissão de TV ou rádio.

Nesse tipo de transmissão, as informações são enviadas de um ponto para outro em um único sentido, sem a possibilidade de interação.

Por exemplo, quando estamos ouvindo o rádio ou assistindo TV, somos receptores passivos, já que não podemos responder ao sinal de forma direta. 

Assim, nossa única ação é desligar ou ligar o aparelho.

Quais aplicações utilizam a antena unidirecional?

As antenas unidirecionais são usadas em aplicações em que é necessário transmitir um sinal em uma direção específica, sem ponto de retorno. 

Dessa forma, elas são mais utilizadas em aplicações como:

  • Redes ponto a ponto;
  • Radares;
  • Transmissão de TV e rádio;
  • Links de satélite.

Leia também: VHF e UHF: veja as diferenças e quando cada frequência é melhor

Antena Omnidirecional

Por fim, as antenas omnidirecionais, como você deve imaginar, irradiam sinal em todas as direções, ou, mais precisamente, em um ângulo de 360º na horizontal.

Já na vertical, o sinal pode variar entre 3 a 30º, ou seja, podemos dizer que elas emitem sinal em todas as direções no sentido horizontal. 

Outra característica é que a instalação desse tipo de antena é simples, podendo ser feita pelo próprio morador ou usuário.

Veja todos os tipos de antenas internas para televisão disponíveis na Aquário

Quando usar a antena omnidirecional?

o que é canal direcional e unidirecional

Por suas características, muitas pessoas acreditam que as antenas omni são melhores que as antenas direcionais, por exemplo. No entanto, isso é um mito. 

Sim, as antenas omni são ideais para espaços amplos, independente da existência de barreiras, como móveis e paredes.

Contudo, vale notar que a qualidade do sinal pode não ter a mesma potência que uma antena direcional. 

Até porque, ao contrário das outras, essas antenas não concentram o sinal em uma só direção, mas o “pulverizam” por todos os cantos.

Viu só como não existe um canal superior ao outro? É tudo uma questão de entender qual dispositivo é o melhor em cada caso. 

A Aquário é referência no mercado de antenas e comunicações. Visite nosso site e encontre a antena perfeita para a sua casa!

Conclusão

Nesse conteúdo, nossa missão era explicar o que é canal direcional e unidirecional, assim como o omnidirecional.

Os canais direcionais são bastante eficientes na transmissão de sinais potentes de um dispositivo para outro. Enquanto isso, os canais unidirecionais são mais utilizados em transmissões de longa distância. 

Por outro lado, as antenas omni são usadas em aplicações em que é necessário fornecer cobertura em todas as direções, como redes Wi-Fi internas, de ambientes mais amplos. 

Por fim, vale lembrar que a escolha do tipo de canal e de antena ideal depende das necessidades específicas do usuário, e do contexto de aplicação. 

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog da Aquário e fique bem informado sobre TV, Celular, Internet e Radiocomunicação. 

Marketing Aquario

Marketing Aquario

O que você está procurando?

Este site usa cookies para oferecer uma experiência de navegação personalizada.