O que é 4G? Saiba como funciona, vantagens e muito mais

Receba novos conteúdos no seu e-mail.

O mundo acelerado de hoje exige velocidades de internet extremamente rápidas. É aí que entra o 4G. Mas, afinal, como é isso? Se você precisa entender mais sobre o que é 4G, saiba que está no lugar certo!

Ao longo deste conteúdo, você vai poder saber não só o que é e como funciona a tecnologia 4G, mas também quais são as vantagens e como tê-la em sua casa ou local de trabalho, ainda que eles estejam em áreas remotas. 

Então, continue por aqui… Boa leitura e aproveite todas as informações deste guia sobre o que é 4G! 

O que é 4G?

O 4G é a abreviação de “quarta geração”, ou seja, representa a quarta geração de tecnologias de telefonia móvel. Sucessor do 3G, o 4G oferece uma conexão de internet muito mais rápida e estável. 

Oficialmente chamado de LTE, que significa Long Term Evolution, este padrão de comunicação foi projetado para proporcionar até 10 vezes a velocidade de transferência de dados do que a tecnologia 3G.

No Brasil, o 4G começou a ser implementado em 2012, sendo primeiramente disponibilizado nas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, um movimento que visava modernizar a infraestrutura de telecomunicações do país para um evento de grande escala. 

Desde então, essa tecnologia se espalhou por todo o território nacional, chegando a diversas áreas urbanas e rurais, conectando milhões de pessoas com a rapidez que a era digital exige

Aproveite para ler também: Modem 4g Wi-fi: uma nova maneira de estar sempre conectado

Como funciona a rede 4G?

A rede 4G opera via um conjunto arrojado de tecnologias de comunicação que trabalham em conjunto para otimizar o envio e recebimento de dados. 

A eficácia com que maneja a transferência de informação permite não somente uma navegação mais fluida, mas também uma qualidade superior em atividades que exigem maior largura de banda, como streaming de filmes e realização de videoconferências. 

Graças a essa capacidade aprimorada, os usuários desfrutam de uma conectividade rápida e contínua, fazendo com que a experiência on-line com o 4G seja uma verdadeira elevação no padrão de interação digital nos dispositivos móveis.

Veja mais detalhes sobre o modo de funcionamento do 4G:

Infraestrutura de rede

A infraestrutura do 4G é composta por uma rede de torres e estações-base que são otimizadas para lidar com um volume maior de dados. 

Essas estações são atualizadas com as mais recentes tecnologias para garantir que a cobertura de rede seja forte e consistente.

Tecnologia de transmissão de dados

Vale lembrar que o coração da rede 4G é o LTE (Long Term Evolution), então, esse padrão permite a transmissão de dados eficientemente e com altas taxas de download e upload. 

O LTE emprega um método chamado OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) que aumenta a capacidade e eficiência da rede.

Quais as vantagens do 4G?

Agora, que você já sabe o que é 4G, podemos destacar as vantagens desse tipo de tecnologia para os usuários de internet, confira: 

Envios mais rápidos de fotos, áudios e vídeos

Se você é alguém que adora enviar fotos, áudios ou vídeos pelo celular, então, é bem possível que já tenha experimentado a frustração de esperar por minutos que o conteúdo seja transferido. 

Mas, com o 4G, você não precisa mais se preocupar com a velocidade de envio. Essa tecnologia de quarta geração permite que as transmissões de dados sejam mais rápidas do que as do 3G, o que significa que você pode enviar e receber arquivos em tempo recorde. 

Além disso, a estabilidade da conexão também é muito maior, o que evita quedas de sinal e interrupções no processo de envio. 

o que significa 3g, 4g 5g

Baixa Latência

Outra grande vantagem da tecnologia 4G é a sua baixa latência, que permite aos utilizadores aceder mais rapidamente a dados e conteúdos multimédia. Mas, afinal, o que é baixa latência?

Baixa latência significa que há um atraso mínimo entre o envio de uma solicitação e o recebimento de uma resposta. Isto é fundamental, por exemplo, para aplicações em tempo real, como videoconferências e jogos online. 

A baixa latência da tecnologia 4G garante que os utilizadores possam desfrutar de uma experiência contínua e responsiva, independentemente do tipo de conteúdo que consomem. 

Esse recurso tornou o 4G a tecnologia preferida para diversos usuários. 

Maior Capacidade

Como dito, a 4G possui maior capacidade quando comparada à sua antecessora, a rede 3G. 

Com suas taxas de transferência de dados mais altas, a rede 4G pode suportar mais conexões simultâneas e oferecer uma experiência geral melhorada ao usuário. 

Essa maior capacidade também permite uma utilização mais eficiente dos recursos da rede, tornando mais fácil para os prestadores de serviços lidar com a procura cada vez maior de dados móveis. 

As capacidades avançadas e as ligações de alta velocidade abrem portas a novas possibilidades e oportunidades para os utilizadores.

Isso inclui velocidades de download e upload mais rápidas, melhor qualidade de vídeo e áudio, bem como melhor recepção em áreas com sinais mais fracos. 

Cobertura Ampliada

Ainda, com a quarta geração de tecnologia móvel, a mobilidade e a disponibilidade da internet se expandiram drasticamente. 

Diferente do 3G, seu alcance abrange praticamente todas as regiões, incluindo locais urbanos e rurais, garantindo que a alta velocidade da internet móvel esteja disponível em quase todo lugar, eliminando as frustrantes “zonas mortas” do passado.

quando surgiu o 4g no brasil

Onde a rede 4G pode ser utilizada?

Neste conteúdo sobre o que é 4G, é claro que também precisamos explicar como essa tecnologia móvel mais recente pode ser explorada. 

A excelente notícia é que, de fato, a flexibilidade da rede 4G permite que seja amplamente utilizada em uma gama de dispositivos e plataformas. Aqui estão alguns dos principais usos:

Dispositivos móveis

Smartphones e tablets são as plataformas mais comuns onde a rede 4G tem sido extensivamente aproveitada para oferecer aos usuários acesso rápido à internet para navegação, mídia social e comunicação.

Banda larga

O 4G fornece soluções de banda larga móvel, particularmente em locais onde a conexão através de linhas fixas é limitada ou indisponível.

Dispositivos IoT

A Internet das Coisas (IoT) beneficia-se do 4G para garantir a conectividade entre dispositivos, desde wearables (como relógio inteligente e óculos de realidade virtual) até eletrodomésticos inteligentes.

Veículos

Além de tudo, o 4G tem um papel crucial em sistemas de veículos conectados, apoiando funcionalidades, como navegação em tempo real, streaming de música e atualizações de software over-the-air.

como funciona o 4g

Qual a diferença entre 4G, 4G+ e 5G?

Para muitas pessoas, a terminologia 4G, 4G+ e 5G pode parecer de outro mundo. Porém, esses termos simplesmente descrevem diferentes gerações de tecnologia de internet. 

O 4G, como vimos, refere-se ao padrão de quarta geração de tecnologia de rede móvel, que substituiu o 3G. 

O 4G+, ou LTE Advanced, é uma versão mais avançada do 4G, fornecendo velocidades ainda mais rápidas e maior capacidade. Por fim, temos o 5G, que é a última geração de rede móvel. 

Já o 5G oferece velocidades ainda mais rápidas e cobertura mais ampla, criando uma experiência de navegação mais suave e conveniente. 

Em resumo, a principal diferença entre 4G, 4G+ e 5G é a velocidade, cobertura e capacidade de cada uma das tecnologias.

Não deixe de conhecer nossos acessórios de radiocomunicação!

Como a rede 4G impacta em regiões sem internet cabeada?

A quarta geração impacta totalmente a vida dos usuários de internet em redes remotas. Abaixo, nós vamos falar mais sobre isso. Confira quais são os principais impactos do 4G:

Fornecimento de acesso à internet em áreas rurais e remotas 

Com a crescente procura por acesso à internet de alta velocidade, muitas regiões sem ligações com fios tradicionais, antes, ficavam no escuro. No entanto, o advento da tecnologia 4G veio para mudar o jogo… 

As empresas de tecnologia estão, agora, a investir em infraestruturas para levar uma conectividade móvel mais rápida a zonas remotas e rurais, proporcionando acesso à internet que anteriormente não estava disponível ou não era viável. 

Além de ser importante para os indivíduos que vivem nestas áreas e que necessitam de permanecer ligados para trabalhar ou estudar, também abre novas possibilidades para empresas e empreendedores. 

O surgimento das redes 4G apresenta uma oportunidade única para combater a exclusão digital em áreas sem acesso à internet com fios, capacitando as comunidades com ligações essenciais no mundo on-line de hoje.

Com um celular de mesa 4G, por exemplo, é possível se conectar ao Wi-fi e fazer chamadas telefônicas mesmo em regiões em que há pouco acesso a antenas telefônicas.

Conectividade móvel para modens

Outro ponto ligado ao que é 4G e seus efeitos é a ampla conectividade móvel para modens. 

Isso amplia o acesso à internet, mesmo em locais que não possuam infraestrutura cabeada. 

Um modem roteador 4G, por exemplo, possibilita a conexão em áreas remotas, disponibilizando, inclusive, sinal de wi-fi.

Além disso, a rede 4G tem apresentado melhorias em sua cobertura e velocidade nos últimos anos, tornando-se uma opção cada vez mais vantajosa para quem busca se manter conectado em qualquer lugar. 

Com a conectividade móvel para modems, é possível garantir o acesso a serviços digitais, comunicação e informação em regiões que antes eram completamente isoladas.

Impulsionamento da economia local

A disponibilidade da rede 4G em áreas remotas ou menos desenvolvidas é um divisor de águas para a economia local. 

Empreendedores e pequenas empresas podem se beneficiar enormemente com o acesso melhorado à internet, abrindo novas oportunidades de comércio eletrônico, marketing digital e redes de contato que antes eram limitadas pela falta de uma infraestrutura de internet robusta. 

Isso permite que negócios locais compitam em um mercado mais amplo, contribuindo para a geração de empregos e fomentando a inovação local.

Melhoria nos serviços públicos

A implantação do 4G em comunidades carentes de serviços de internet cabeada abre novas vias para a melhoria dos serviços públicos. 

A telemedicina, por exemplo, passa a ser uma opção viável, proporcionando aos moradores dessas áreas acesso a consultas médicas e especialistas sem a necessidade de longos deslocamentos. 

Além disso, a educação on-line se torna acessível, criando possibilidades para o aprendizado à distância e o avanço na qualificação profissional dos habitantes locais.

4g lte

Dúvidas frequentes sobre o 4G

Até aqui, falamos bastante sobre o que é 4G, suas funcionalidades e vantagens. Mas, ainda, falta deixarmos um fórum de perguntas mais frequentes e, claro, suas respectivas respostas. Vamos lá!

  1. O que é 4G+ no celular?

O 4G+, também conhecido como LTE-Advanced, é uma versão melhorada da tecnologia 4G original. 

Ele oferece velocidades de conexão ainda mais rápidas, utilizando a técnica chamada de agregação de portadoras, que combina diferentes faixas de frequência para aumentar a largura de banda e o desempenho da rede. 

Isso pode resultar em uma experiência de navegação e download substancialmente melhorada para o usuário.

  1. 4G e 4G LTE são a mesma coisa?

Sim, na prática, os termos 4G e 4G LTE são frequentemente usados de forma intercambiável. LTE é a sigla para Long Term Evolution e é o padrão técnico para a rede de dados sem fio de alta velocidade. 

Enquanto o termo “4G” se refere à quarta geração de tecnologia de rede móvel, “LTE” é uma especificação técnica que define como essa tecnologia deve funcionar para ser considerada 4G.

Imagem: o-que-e-4g-aquario.jpg

  1. O 4G funciona em qualquer celular?

Não necessariamente. Para usar a rede 4G, você precisa de um smartphone que seja compatível com a tecnologia 4G LTE. Modelos mais antigos de celulares podem não ter a capacidade de se conectar a redes 4G, limitando-se às redes 3G ou 2G. 

É importante verificar as especificações do dispositivo antes de tentar usar a rede 4G.

4. O 4G gasta mais internet?

O 4G em si não utiliza mais dados que o 3G. 

Mas, apesar disso, como essa quarta geração permite uma navegação mais rápida e eficiente, muitas vezes, os usuários acabam consumindo mais conteúdo on-line, como streaming de vídeo ou música de alta qualidade, o que pode levar a um maior consumo de dados. 

É importante estar ciente de seu plano de dados e monitorar o uso para evitar custos adicionais.

Conheça os tipos de modems móveis 4G disponíveis na Aquário! Esses equipamentos podem ser levados para qualquer local e não demandam instalação. Aproveite todas as facilidades e tenha acesso à internet de qualidade! 

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, você viu o que é 4G e como esse tipo de tecnologia faz a diferença para os usuários de internet, sobretudo, para aqueles localizados em áreas remotas. 

Não deixe de ter uma conexão eficiente, rápida, segura e com ampla cobertura. A Aquário te ajuda com isso, conheça os modems móveis e explore mais do mundo digital! 

Em busca dos melhores equipamentos para telefonia rural? Conheça a Linha completa de Celulares de Mesa da Aquário!

Marketing Aquario

Marketing Aquario

O que você está procurando?

Este site usa cookies para oferecer uma experiência de navegação personalizada.