O que é 4G? Saiba como utilizar essa tecnologia em áreas remotas

Receba novos conteúdos no seu e-mail.

O mundo acelerado de hoje exige velocidades de internet extremamente rápidas. É aí que entra o 4G. Se você precisa entender mais sobre o que é 4G, saiba que está no lugar certo.

Ao longo deste conteúdo, você vai poder saber não só o que é e como funciona a tecnologia 4G, mas também quais são as vantagens e como tê-la em sua casa ou local de trabalho, ainda que eles estejam em áreas remotas. 

Então, continue por aqui. Boa leitura e aproveite todas as informações! 

O que é 4G?

4G significa quarta geração e representa tecnologia de ponta em redes móveis sem fio. É o sucessor do 3G e foi projetado para oferecer velocidades de download e upload até dez vezes mais rápidas que seu antecessor. 

Como funciona a rede 4G?

A tecnologia 4G usa uma variedade de técnicas para transferir dados com eficiência, resultando em uma experiência de internet mais suave e rápida para os usuários. 

Esteja transmitindo filmes, videoconferências ou, simplesmente, navegando na internet em seu aparelho eletrônico, o 4G promete levar sua experiência de internet móvel a novos patamares. 

Qual a velocidade da internet 4G?

Dito o que é 4G, dá para entrar um pouco mais a fundo no tema. Sobre a velocidade do 4G, ela pode variar de 150 Mbps a 450 Mbps. 

Qual a diferença entre 4G, 4G+ e 5G?

Para muitas pessoas, a terminologia 4G, 4G+ e 5G pode parecer de outro mundo. Porém, esses termos simplesmente descrevem diferentes gerações de tecnologia de internet. 

O 4G, como vimos, refere-se ao padrão de quarta geração de tecnologia de rede móvel, que substituiu o 3G. 

O 4G+, ou LTE Advanced, é uma versão mais avançada do 4G, fornecendo velocidades ainda mais rápidas e maior capacidade. Por fim, temos o 5G, que é a última geração de rede móvel. 

Já o 5G oferece velocidades ainda mais rápidas e cobertura mais ampla, criando uma experiência de navegação mais suave e conveniente. 

Em resumo, a principal diferença entre 4G, 4G+ e 5G é a velocidade, cobertura e capacidade de cada uma das tecnologias.

Conheça nossos acessórios de radiocomunicação!

Quais as vantagens do 4G?

Ainda neste conteúdo sobre o que é 4G, precisamos explicar quais são as vantagens desse tipo de tecnologia para os usuários de internet. 

Confira os principais benefícios abaixo: 

Envios mais rápidos de fotos, áudios e vídeos

Se você é alguém que adora enviar fotos, áudios ou vídeos pelo celular, então, é bem possível que já tenha experimentado a frustração de esperar por minutos que o conteúdo seja transferido. 

Mas, com o 4G, você não precisa mais se preocupar com a velocidade de envio. Essa tecnologia de quarta geração permite que as transmissões de dados sejam mais rápidas do que as do 3G, o que significa que você pode enviar e receber arquivos em tempo recorde. 

Além disso, a estabilidade da conexão também é muito maior, o que evita quedas de sinal e interrupções no processo de envio. 

mesa branca com dois copos de café e folhas A4 azuis com funcionária segurando um tablet conversando com a sua cliente sobre as vantagens e o que é 4g

Baixa Latência

Outra grande vantagem da tecnologia 4G é a sua baixa latência, que permite aos utilizadores aceder mais rapidamente a dados e conteúdos multimídia. Mas, afinal, o que é baixa latência?

Baixa latência significa que há um atraso mínimo entre o envio de uma solicitação e o recebimento de uma resposta. Isto é fundamental, por exemplo, para aplicações em tempo real, como videoconferências e jogos online. 

A baixa latência da tecnologia 4G garante que os utilizadores possam desfrutar de uma experiência contínua e responsiva, independentemente do tipo de conteúdo que consomem. 

Esse recurso tornou o 4G a tecnologia preferida para diversos usuários. 

Maior Capacidade

Mais um ponto sobre o que é 4G e suas vantagens é a maior capacidade quando comparada à sua antecessora, a rede 3G. 

Com suas taxas de transferência de dados mais altas, a rede 4G pode suportar mais conexões simultâneas e oferecer uma experiência geral melhorada ao usuário. 

Essa maior capacidade também permite uma utilização mais eficiente dos recursos da rede, tornando mais fácil para os prestadores de serviços lidar com a procura cada vez maior de dados móveis. 

As capacidades avançadas e as ligações de alta velocidade abrem portas a novas possibilidades e oportunidades para os utilizadores.

Isso inclui velocidades de download e upload mais rápidas, melhor qualidade de vídeo e áudio, bem como melhor recepção em áreas com sinais mais fracos. 

Cobertura Ampliada

Ao contrário do seu antecessor, o 3G, que tinha cobertura limitada, o 4G está disponível em quase todas as áreas, tanto em ambientes urbanos como rurais. 

Isso significa que agora você pode desfrutar de acesso à Internet de alta velocidade, mesmo em áreas que antes eram consideradas “zonas mortas”. 

Como a rede 4G impacta em regiões sem internet cabeada?

A quarta geração impacta totalmente a vida dos usuários de internet em redes remotas. Abaixo, nós vamos falar mais sobre isso. Confira quais são os principais impactos do 4G:

Fornecimento de acesso à internet em áreas rurais e remotas 

Com a crescente procura por acesso à internet de alta velocidade, muitas regiões sem ligações com fios tradicionais, antes, ficavam no escuro. 

No entanto, o advento da tecnologia 4G veio para mudar o jogo… 

As empresas de tecnologia estão, agora, a investir em infraestruturas para levar uma conectividade móvel mais rápida a zonas remotas e rurais, proporcionando acesso à internet que anteriormente não estava disponível ou não era viável. 

Além de ser importante para os indivíduos que vivem nestas áreas e que necessitam de permanecer ligados para trabalhar ou estudar, também abre novas possibilidades para empresas e empreendedores. 

O surgimento das redes 4G apresenta uma oportunidade única para combater a exclusão digital em áreas sem acesso à internet com fios, capacitando as comunidades com ligações essenciais no mundo on-line de hoje.

Com um celular de mesa 4G, por exemplo, é possível se conectar ao Wifi e fazer chamadas telefônicas mesmo em regiões em que há pouco acesso a antenas telefônicas.

vista do campo representando o que é 4g modem movel da aquario

Conectividade móvel para modens

Com a tecnologia 4G, é possível utilizar modems conectados à rede móvel para ter acesso à internet, mesmo em locais que não possuam infraestrutura cabeada. Um modem roteador 4G, por exemplo, possibilita a conexão em áreas remotas, disponibilizando, inclusive, sinal de wi-fi.

Além disso, a rede 4G tem apresentado melhorias em sua cobertura e velocidade nos últimos anos, tornando-se uma opção cada vez mais vantajosa para quem busca se manter conectado em qualquer lugar. 

Com a conectividade móvel para modems, é possível garantir o acesso a serviços digitais, comunicação e informação em regiões que antes eram completamente isoladas.

Conheça os tipos de modems móveis 4G disponíveis na Aquário! Esses equipamentos podem ser levados para qualquer local e não demandam instalação. Aproveite todas as facilidades e tenha acesso à internet de qualidade! 

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, você viu o que é 4G e como esse tipo de tecnologia faz a diferença para os usuários de internet, sobretudo, para aqueles localizados em áreas remotas. 

Não deixe de ter uma conexão eficiente, rápida, segura e com ampla cobertura. A Aquário te ajuda com isso, conheça os modems móveis e explore mais do mundo digital! 

Marketing Aquario

Marketing Aquario

O que você está procurando?

Este site usa cookies para oferecer uma experiência de navegação personalizada.