Subwoofer: o que é e para que serve no som?

Receba novos conteúdos no seu e-mail.

Em um universo sonoro repleto de dispositivos projetados para enriquecer a experiência auditiva, o subwoofer ocupa um lugar de destaque. Mas você sabe exatamente o que é um subwoofer e qual função ele desempenha em um sistema de som? 

Se a resposta for não, não há motivo para se preocupar…

É que este conteúdo oferecerá uma clareza cristalina sobre o papel do subwoofer e o motivo dele ter se tornado um componente essencial para os fãs de música, cinema em casa, enfim, para quem procura mais qualidade de som para seu dia a dia. 

Aproveite nossas dicas!

O que é subwoofer e para o que ele serve?

O subwoofer é um tipo de alto-falante especializado na reprodução de frequências baixas de áudio, também conhecidas como graves ou baixos (geralmente abaixo de 80 Hertz.). 

Isso é muito importante, pois muitos alto-falantes comuns não conseguem reproduzir adequadamente essas frequências devido às suas limitações físicas e de design. 

Sendo assim, o subwoofer é uma parte essencial de qualquer sistema de som que planeja oferecer uma experiência auditiva mais completa e rica, principalmente em ambientes como home theaters, estúdios de gravação e na reprodução de música em eventos.

Quais são os tipos de subwoofer?

Agora que você já sabe o que é um subwoofer e qual a função dele, podemos avançar no assunto. O que devemos te contar, também, é que existem dois tipos de subwoofer. Saiba mais sobre eles abaixo.

Subwoofer ativo

O subwoofer ativo, também conhecido como powered subwoofer, contém um amplificador interno. Por esse motivo, ele exige apenas uma fonte de sinal de linha, e não necessita de um amplificador externo. 

Isso o torna uma escolha interessante para quem busca uma solução integrada sem a necessidade de componentes adicionais. Ajustes de volume, fase e frequência de corte geralmente podem ser feitos diretamente no próprio subwoofer ativo.

Subwoofer passivo

Por outro lado, o subwoofer passivo não inclui um amplificador embutido. Ele deve ser conectado a um amplificador externo para funcionar. 

Essa característica oferece aos entusiastas de áudio a flexibilidade de personalizar o desempenho do subwoofer ao escolher um amplificador alinhado com as suas preferências específicas. 

Além disso, a configuração pode se adaptar mais facilmente a diferentes ambientes e aplicações, embora exija um conhecimento técnico mais aprofundado para otimizar todo o conjunto.

O que é um woofer?

Um woofer é um tipo de alto-falante desenhado para reproduzir as frequências médio-baixas do espectro sonoro, geralmente entre 40 Hertz e aproximadamente 2 quilohertz. 

A principal característica de um woofer está em sua capacidade de manejar notas graves, proporcionando maior corpo e profundidade ao som quando comparado com alto-falantes que lidam com frequências mais altas, como os tweeters.

Qual a diferença entre woofer e subwoofer?

A diferença entre woofer e subwoofer está,  principalmente, na faixa de frequências que eles cobrem. 

Enquanto o woofer lida com um espectro mais amplo de frequências médio-baixas, o subwoofer é especializado nas frequências mais baixas, normalmente abaixo dos 80 Hertz. 

Essas frequências são os sons mais profundos e que muitas vezes você não apenas ouve, mas também sente, como o ronco de um motor potente ou o impacto de um tambor.

disco de vinil, representando o que é subwoofer

Por que o subwoofer é importante?

O subwoofer é importante porque complementa o sistema de som ao abranger as frequências que outros alto-falantes podem não ser capazes de reproduzir eficientemente. Isso garante que o áudio seja rico e pleno em todas as frequências.

Em sistemas de home theater, por exemplo, o subwoofer é essencial para criar uma experiência imersiva, reproduzindo com precisão o rugido de explosões ou a intensidade de uma trilha sonora.

Como escolher um subwoofer em seu projeto de sonorização?

Ao escolher um subwoofer para o seu projeto de sonorização, considere os seguintes pontos:

1. Tamanho do Ambiente: para espaços maiores, você pode precisar de um subwoofer com uma unidade de driver maior ou até de múltiplos subwoofers para uma cobertura sonora adequada.

2. Resposta de Frequência: procure por um subwoofer que ofereça uma ampla gama de resposta nas frequências mais baixas para garantir que todos os tons graves sejam capturados.

3. Potência: verifique a potência RMS do subwoofer para assegurar que ele possa manejar a saída de energia que você deseja sem distorção.

4. Tipo: decida entre um subwoofer ativo ou passivo com base na sua preferência por conveniência, ou em sua capacidade de personalizar o sistema.

5. Compatibilidade: confira se o subwoofer é compatível com os outros componentes de seu sistema, especialmente se você optar por um subwoofer passivo que requer um amplificador externo.

6. Design e Construção: avalie a qualidade construtiva e a estética para garantir que o subwoofer se encaixe bem no seu espaço e proporcione durabilidade.

Ao avaliar cuidadosamente esses fatores, você pode escolher um subwoofer que não apenas melhore a qualidade do som em seu espaço, mas também se integre harmoniosamente ao seu ambiente e aos seus equipamentos de áudio existentes.

E por falar em escolha de subwoofer, não deixe de conhecer as caixas de som da Aquário! Com uma linha diversificada que atende desde o entusiasta de home theater até o profissional de sonorização, as opções da Aquário prometem enriquecer sua experiência auditiva. 

caixas de som Aquário banner

Conclusão

Como você viu, neste conteúdo sobre “o que é um subwoofer?”, esse tipo de equipamento é muito importante para quem quer um sistema de áudio top de linha. 

O subwoofer cuida dos sons mais graves, fazendo com que o espectro de sons que você pode curtir seja bem mais amplo. Além disso, ele reforça a função de outros falantes, melhorando a qualidade do som como um todo. 

Se você está a fim de sentir cada vibração das suas músicas e filmes prediletos, colocar um subwoofer na sua lista de desejos é uma ótima ideia. No mais, lembre-se de contar com as caixas de som da Aquário para ter sons de alta qualidade!

Marketing Aquario

Marketing Aquario

O que você está procurando?

Este site usa cookies para oferecer uma experiência de navegação personalizada.